Querida, vou comprar cigarros e já volto

Título Original: Querida, voy a comprar cigarrillos y vuelvo
País: Argentina
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Roteiro: Mariano Cohn e Andrés Duprat
Elenco Principal: Emilio Disi, Darío Lopilato e Eusebio Poncela
Estreia no Brasil: Abril de 2013




A comédia argentina passeia pela velha ideia de voltar ao tempo, mas com uma abordagem inovadora. Dando a um simples fracassado a oportunidade de reviver 10 anos de sua vida com a sabedoria atual, sem alterar o presente, os diretores investem num humor humilhante que tem sua força no sarcasmo do narrador, que por sua vez explora a estupidez do protagonista.

Baseado no conto de Alberto Laiseca, a história gira em torno de Ernesto (Disi/Lopilato/Huerin), 63 anos, arrependido da vida que tem pelas decisões que tomou ao longo dela. Repentinamente ele recebe uma proposta irrecusável de um estranho viajante com poderes sobrenaturais (Poncela): reviver, com a mesma memória e sabedoria de hoje, 10 anos quaisquer de sua vida sem alterar o presente, onde se passarão somente cinco minutos, e recebendo um milhão de dólares ao final da jornada.

A grande força do longa está na figura narrativa, que é vivida pelo próprio escritor Alberto Laiseca. Ele concentra o melhor do humor em seus comentários servindo como um gancho que sempre puxa para cima a história impedindo que caia de vez sua dinâmica. É ele que, como criador das personagens, nos traduz as atitudes do pobre Ernestito, que sofre cada vez mais ao se deparar com a sua incapacidade de trazer alegrias à sua vida.

Na verdade, a proposta do estranho é uma verdadeira crueldade por fazer Ernesto perceber que sua vida é o que é independente das escolhas, quando ele tem uma segunda chance ele só piora as coisas, ou seja, as escolhas sempre serão ruins dado que vêem dele. Mas ao fim, enxergar isso pode causar um bom resultado para os poucos anos de vida que lhe resta.

E enquanto isso, o cinema argentino vai caminhando para o futuro, com originalidade e muita técnica em suas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário