Garota Exemplar

Título Original: Gone Girl
País: EUA
Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Elenco Principal: Ben Afleck e Rosamund Pike
Estreia no Brasil: Outubro de 2014




David Fincher é um mestre em administrar personagens espertos e inteligentes, como em Seven - Os Sete Pecados Capitais ou Zodíaco, mas distinguo seus filmes por serem quase sempre sobre algo maior do que os específicos crimes que eles investigam. Garota Exemplar faz o mesmo ao fragilizar o matrimônio e cinicamente criticar uma sociopatia coletiva da sociedade atual.

Na manhã do quinto aniversário de casamento de Nick (Affleck) e Amy (Pike), ela desaparece de sua casa na pequena cidade natal de Nick. A polícia local começa a suspeitar que o próprio marido pode estar envolvido com o sumiço de Amy, levando as investigações a revelar profundos segredos de um casamento que parecia perfeito. O roteiro foi escrito pela autora do livro homônimo que se tornou um best seller nos Estados Unidos.

A narrativa é dividida em duas perspectivas que guiam o espectador frente àquele mistério. Nick é o fio condutor no presente enquanto Amy frequentemente surge em off narrando trechos de seu diário pessoal sob flashbacks. E, sem poder ir muito além, afim de não apresentar spoilers, asseguro apenas que o que o longa guarda de melhor são as reviravoltas que a trama apresenta.

Em meio ao estudo de personalidades entre Amy e Nick, o diretor vai além para acidamente criticar uma sociedade arrogante e uma mídia sensacionalista. Sendo Amy rica e famosa por inspirar uma série de livros infantis, o caso ganha um enorme destaque dos canais de TVs e na opinião pública geral, revelando sutilmente a habilidade escrota que a sociedade possui de julgar inescrupulosamente aqueles que não nos são próximos. É uma espécie de desejo de que o pior seja verdade e de incapacidade de olhar os fatos por outros ângulos.

Por fim, Garota Exemplar é mais uma meticulosa produção de Fincher centrada em detalhes minuciosos que são indispensáveis para que o espectador compreenda a história que, nos primeiros momentos da projeção, julgou conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário